ERGONOMIA NA PODOLOGIA

     A ERGONOMIA BUSCA MANTER A SAÚDE FÍSICA E MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO, ADAPTANDO E/OU MUDANDO-O PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE LABORAL. É REGIDA PELA NR-17 - ERGONOMIA.

CONCEPÇÃO: INTERFERE AMPLAMENTE NO PROJETO DO POSTO DE TRABALHO, DO INSTRUMENTO, DE MÁQUINA; PROJETA O MATERIAL ANTES PARA QUE UM DETRMINADO HOMEM TRABALHE ADEQUADAMENTE; A EFICÁCIA DEVE SER AMPLA.

CORREÇÃO: ATUA MODIFICANDO ELEMENTOS DO POSTO DE TRABALHO, DIMENSÕES, ILUMINAÇÃO, RUÍDO, TEMPERATURA, FAZ CONSERTOS PARA ADEQUAR O MATERIAL AO HOMEM, SUA EFICÁCIA É LIMITADA

ERGONOMIA FÍSICA: POSTURA NO TRABALHO, MANUSEIO CORRETO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, MINIMIZAÇÃO DE MOVIMENTOS REPETITIVOS PARA EVITAR DORTs, ADEQUAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO;

ERGONOMIA COGNITIVA: RELATIVA AOS PROCESSOS MENTAIS DE SENSOPERCEPÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, RESPOSTA MOTORA À ESTÍMULOS AMBIENTAIS E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS;

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL: DIZ RESPEITO AO GERENCIAMENTO DE RECURSOS FÍSICOS E HUMANOS, COM A FINALIDADE DE GERIR A QUALIDADE: ORGANIZAÇÃO TEMPORAL DO TRABALHO, TRABALHO EM GRUPO, CULTURA ORGANIZACIONAL CCOPERATIVA E PARTICIPATIVA.


ILUMINAÇÃO: LUZ BRANCA -- PARA AVALIAÇÃO/EXAME FÍSICO; LUZES DE OUTRAS CORES SÃO UTILIZADAS COM FINALIDADES ESPECÍFICAS; LUMINÁRIA/LUPA -- PROCEDIMENTOS DE MAIOR PRECISÃO. A LUZ ADEQUADA PROMOVE CONFORTO VISUAL, ALÉM DE FORNECER QUALIDADE AO SERVIÇO, FACILITANDO PROCEDIMENTOS MAIS DETALHISTAS.

CORES: PROMOÇÃO DE CONFORTO E REDUÇÃO DA FADIGA VISUAL; CORES TRANSMITEM MENSAGENS ESPECÍFICAS.

AUDIÇÃO: CONFORTO AUDITIVO, DEMONSTRA POSTURA PROFISSIONAL E MANTÉM UM AMBIENTE RELAXANTE (FALAR BAIXO, EVITAR CONVERSAS PARALELAS, SOM AMBIENTE ATÉ 65dB).

TEMPERATURA AMBIENTE: AR CONDICIONADO ENTRE 20 E 23ºC E UMIDADE RELATIVA DO AR NÃO INFERIOR A 40%; VENTILADORES SÃO CONTRAINDICADOS DEVIDO DISPERSÃO DE PARTÍCULAS.

ORGANIZAÇÃO: PRODUTOS E EQUIPAMENTOS -- ORGANIZADOS PARA FACILITAR SEU MANUSEIO, SEMPRE LIMPOS; MACA -- REGULADA E POSICIONADA DE MANEIRA QUE TODOS OS LADOS ESTEJAM ACESSÍVEIS E QUE O PROFISSIONAL, QUANDO SENTADO MANTENHA OS COTOVELOS EM 90º E EM PÉ, NO NÍVEL DA CINTURA; MATERIAIS PESADOS -- ARMAZENADOS EM ARMÁRIOS/PRATELEIRAS ALINHADOS À CINTURA; MATERIAIS LEVES -- ABAIXO DA CABEÇA E ACIMA DOS JOELHOS.

OLFATO: ATENTAR-SE PARA O EXCESSO DOS ODORES (PERFUME, ODORIZADORES, ETC).

PAUSAS: RESPEITAR REFEIÇÕES, EVITAR JORNADAS PROLONGADAS, VALORIZAR PERÍODO PARA AS FÉRIAS.

POSTURA: MMII: JOELHOS FLEXIONADOS QUANDO HOUVER PRESSÃO, SAPATOS QUE BENEFICIEM O POSICIONAMENTO DA COLUNA (SEM SALTO, ANTIDERRAPANTE E FECHADO); MMSS: OMBROS RETOS E ALINHADOS, NUNCA ENCURVÁ-LOS, ANTEBRAÇO À LINHA DA CINTURA, EVITAR SOBRECARGA NAS MÃOS -- UTILIZAR O PESO DO CORPO NA APLICAÇÃO DE FORÇA; DORSO E COLUNA: ERETOS, OMBROS RELAXADOS, MOBILIZAÇÃO DO TRONCO INTEGRALMENTE, NÃO ADOTAR POSTURAS OLHANDO PARA BAIXO OU MOVIMENTAR APENAS O PESCOÇO; ATIVIDADES SENTADO: PLANO DE TRABALHO EM NÍVEL ADEQUADO, EQUIPAMENTOS/MATERIAS AO ALCANCE, CORPO PRÓXIMO À MESA, COSTAS ERETA E OMBROS RELAXADOS, APOIO PARA MÃOS E ANTEBRAÇOS, MESA COM PONTAS ARREDONDADAS, ROUPAS CONFORTÁVEIS; ATIVIDADES EM PÉ: ALTURA DO PLANO DE TRABALHO ADEQUADA, MATERIAIS/EQUIPAMENTOS AO ALCANCE, ESPAÇO ADEQUADO PARA OS PÉS, NÃO CURVAR AS COSTAS, ROUPAS CONFORTÁVEIS.

ALONGAMENTOS LABORAIS: ANTES OU NAS PRIMEIRAS HORAS DE TRABALHO; 5 A 10 MINUTOS (MÉDIA DE 15 SEGUNDOS POR POSTURA); AUMENTA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, LUBRIFICA E AUMENTA A VISCOSIDADE DAS ARTICULAÇÕES E TENDÕES, MELHORANDO A CAPACIDADE LABORAL.

EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS: AO LONGO DA ATIVIDADE LABORAL, ATENTANDO PARA OS GRUPOS MUSCULARES MAIS UTILIZADOS EM CADA FUNÇÃO; 5 A 10 MINUTOS (MÉDIA DE 15 SEGUNDOS POR POSTURA), EVITA A OCORRÊNCIA DE DORTs.


CHECK-LIST DE BOAS PRÁTICAS

  • AMBIENTE ORGANIZADO, COM ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO ADEQUADA;
  • MATERIAIS DISPOSTOS DE MANEIRA A FACILITAR SEU USO;
  • MACA E CADEIRA AJUSTÁVEIS EM ALTURA E APOIOS;
  • PAUSA DE 15 MINUTOS A CADA DUAS HORAS; SESSENTA MINUTOS PARA AS REFEIÇÕES; FÉRIAS ANUAIS;
  • POSTURAS ADEQUADAS;
  • ALONGAMENTOS LABORAIS E EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS;
  • POSTURA POSITIVA E COLABORATIVA.
TIPOS DE RISCOS PARA ACIDENTES
  • AGENTES FÍSICOS: RUÍDOS, VIBRAÇÕES, RADIAÇÕES IONIZANTES, RADIAÇÕES NÃO-IONIZANTES, FRIO, CALOR, PRESSÕES ANORMAIS, UMIDADE;
  • AGENTES QUÍMICOS: POEIRA, FUMOS, NÉVOAS, NEBLINAS, GASES, VAPORES, SUBSTÂNCIAS, COMPOSTOS, PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL;
  • AGENTES BIOLÓGICOS: VÍRUS, BACTÉRIAS, FUNGOS, PROTOZOÁRIOS, PARASITAS; 
  • AGENTES ERGONÔMICOS: ESFORÇO FÍSICO INTENSO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE PESO, EXIGÊNCIA DE POSTURA INADEQUADA, CONTROLE RÍGIDO DE PRODUTIVIDADE, IMPOSIÇÃO DE RITMOS EXCESSIVOS, TRABALHO EM TURNO E NOTURNO, JORNADA PROLONGADA DE TRABALHO, MONOTONIA E REPETITIVIDADE, OUTRAS SITUAÇÕES CAUSADORAS DE ESTRESSE FÍSICO E/OU PSÍQUICO;
  • AGENTES MECÂNICOS: ARRANJO FÍSICO INADEQUADO, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM PROTEÇÃO, FERRAMENTAS INADEQUADAS OU DEFEITUOSAS, ELETRICIDADE, PROBABILIDADE DE INCÊNDIO OU EXPLOSÃO, ARMAZENAMENTO INADEQUADO, OUTRAS SITUAÇÕES DE RISCO QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES.
POSTURAS DO CORPO
  • SENTADO: EXIGE ATIVAÇÃO DOS MÚSCULOS DO DORSO E DO VENTRE; CONSUMO DE ENERGIA = 3 A 10% MAIOR QUE A POSIÇÃO DEITADA; GERA GRANDE PRESSÃO NA TUBEROSIDADE ISQUIÁTICA;
  • DEITADO: DIMINUI A TENSÃO; MELHORA A CIRCULAÇÃO; BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO;
  • ORTOSTÁTICO: PROMOVE GRANDE FADIGA, PORQUE EXIGE GRANDES GRUPOS MUSCULARES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO DA PODOLOGIA NO BRASIL

PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS UNHAS